quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Apague esta merda!


Todo fumante sabe que é candidato a asma, infarto, câncer, danos ao feto, ansiedade, ataque cardíaco, insônia, enfisema pulmonar, bronquite crônica, dentes amarelados, mau hálito, máu cheiro e envelhecimento precoce. Nada disso é novidade para ninguém.. Contudo, não é sobre os males causados aos fumantes que vim escrever aqui... E, para ser bem sincera (visto que a hipocrisia não é um dos meus fortes), não estou nenhum pouco preocupada com a saúde dos fumantes, afinal, eles mesmos não estão nem aí...

Na verdade, escrevo aqui na figura de uma sofredora fumante passiva!

Levando em conta minhas experiências com fumantes, posso afirmar que não há ser humano mais mal educado do que alguém que acende um cigarro ao seu lado. Impregnar o ar com esse tipo de fumaça deveria ser crime. Ou alguém realmente acredita que um fumante pode domar a fumaça de seu cigarro para que ela não vá aos pulmões de quem não fuma?

Se você quer fumar, fume, mas longe da população teoricamente mais saudável do que você. Ninguém é obrigado a inalar sua fumaça.. Ninguém mesmo!!!!

Fui a um restaurante almoçar e uma mulher acendeu um cigarro na mesa ao lado.. Poxa, independente do tipo de ambiente, aquela fumaça estava indo na minha cara!!! Que tipo de educação essa fumante tem? E o pior, aquele cérebro achava que não estava prejudicando ninguém, porque o ambiente não era totalmente fechado. Alguém pode explicar aos fumantes deste planeta que respiramos o mesmo ar??!!!!

Não dá pra aguentar. Quer ter a sua qualidade de vida roubada? Tudo bem, mas não roube-a de ninguém!!

O cigarro não é orgânico, não é natural.. Ele é o lixo da sociedade enrolado num cilindro que mata!!

Penso nas crianças cujos pais fumam dentro de casa, no quarto, no banheiro, na cozinha... Vítimas inocentes, candidatas potenciais a contrair em médio prazo várias doenças, inclusive câncer. Isto revolta! Quem disse que fumar é bonito? O que existe de sexy numa pessoa com cheiro de fumaça? Se os fumantes soubessem que a época deles já passou.. A época de ouro do cigarro ocorreu quando os jovens, revoltados com a moral e a civilidade, resolveram acender o cigarro, transar em bando como animais, e ouvir música que não entendiam..

Não há justificativa para o cigarro. Não há argumentos que rebatam as críticas.. Dizer que o consumo de bebida alcóolica mata mais, pois gera mais acidentes é ridículo. Quando alguém bebe na mesa ao lado, isso não incomoda ninguém.. Não existe bêbado passivo.. E, além disso, geralmente, quem fuma bebe.. Quer criticar a bebida alcóolica? Tudo bem.. Mas não tente justificar um erro com base em outros erros.. Assim vai parecer bate-boca entre políticos (onde cada um, ao invés de se defender dizendo seus pontos positivos, mostra o ruim da oposição, fazendo com que quem está assistindo pense 'os dois são uma merda').

A questão aqui não é quem fuma, mas as milhões de pessoas que optaram por não fumar e acabam fumando "passivamente", por causa de alguém que age como se fosse o dono dos locais, do ar e dos pulmões dos outros.. Sabe aquela frase : 'sua liberdade termina onde começa a dos outros'?? Pois é.. Seu direito de fumar termina no meu direito de não inalar a fumaça.. Entendeu?
Que tal tentarmos ser realistas? Parece que essa droga “congelou” o cérebro de muita gente e roubou-lhes a capacidade de pensar, raciocinar e sentir. Acho que quando esse povo acende um cigarro na cara dos outros devem estar atrás de companhia, afinal, morrer sozinho não tem graça..

Quem fuma não se preocupa com a própria saúde e, como consequência, não respeita a dos outros.. Se um vício prejudica somente quem o consome, o problema é do viciado.. Mas se o vício prejudica quem está de fora, o problema é de contestação de todos.. Por isso, apague esta merda!!!


Déborah Simões Colares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário